Da Redação
Colaboração Carlos Daniel da Costa
A contagem regressiva para o Dia de Mobilização e Ação Global já começou. Eventos simultâneos acontecerão em diversas cidades e países do mundo, celebrando os ideais do Fórum Social Mundial 2008. No Rio de Janeiro, será realizado o Rio Com Vida, um grande evento político-cultural no Aterro do Flamengo, sábado, 26 de janeiro. Será a expressão do sentimento de mudança de nossa cidade e planeta sob a mensagem “por outro mundo possível”.
O Rio Com Vida trará dezenas de manifestações artísticas e político-culturais. O evento contará com show de Martinho da Vila e com a apresentação de artistas. Estarão presentes grupos teatrais, musicais e de dança, haverá projeção de filmes, grafite. Entidades da sociedade civil, movimentos sociais, cidadãos e cidadãs, intelectuais e ambientalistas estarão espalhados(as) por sete tendas e quatro palcos.
“Acho que o artista não é olhado como cidadão. As pessoas esquecem. O artista tem uma voz que pode ajudar muita gente. Essa voz pode fazer algo por alguém, lançar luz sobre um assunto que precisa ser debatido, discutido, e colocado em roda”, afirma Dirah Paes. A atriz estará presente no palco principal trazendo mensagens ao lado de outros(as) artistas. E acrescenta: “minha proposta é que os direitos dos cidadãos sejam cumpridos: direito à informação, direito à alfabetização, direito à saúde”.
Todas as atividades foram inscritas por diferentes organizações e movimentos por meio do site www.riocomvida.org.br e de dois eventos de mobilização realizados no Circo Voador no ano passado. Segundo Teresinha Pimenta, secretária executiva do Rio Com Vida, o número de inscrições superou a previsão inicial. “Estamos pensando em agrupar as organizações da sociedade civil por distribuição regional e temas. A idéia é que compartilhem o espaço”, diz.
O movimento que está crescendo em todo o estado do Rio de Janeiro e presente na maioria das tendas é a economia solidária. “A parte de alimentação do evento é toda da economia solidária. Quanto à Tenda das Idéias, existem entidades que têm a economia solidária como foco. Algumas apresentações de dança e teatro também estão envolvidas com a economia solidária”, explica Terezinha.
Conexão cidadã em tempo real
Outro ponto forte da mobilização carioca é a Tenda da Conexão, espaço criado para ser porta voz dos(as) excluídos(as), promovendo a cidadania e a inclusão social. De acordo com Bruno Cattoni, do Movimento Humanos Direitos e integrante da direção do Rio Com Vida, o espaço terá computadores distribuídos em seis ambientes e monitores conectados em tempo real com outros eventos mobilizadores espalhados pelo planeta.
Câmeras estarão captando imagens do evento que serão reproduzidas, por meio da Internet, para outros(as) participantes do FSM espalhados(as) pelo mundo. Além disso, quem visitar a tenda poderá se comunicar com os(as) participantes(as) dos demais eventos, trocando idéias e incentivando a reflexão. Orientadores(as) de informática e tradutores(as) de inglês, francês, espanhol, alemão, russo, japonês e chinês estarão a postos para auxiliar os(as) internautas. Um portal, com o domínio do Fórum Social Mundial, foi concebido para este fim.
Para Cândido Grzybowski, diretor-geral do Ibase, “a Internet é a mídia mais avançada em termos de comunicação e nos permitiu inventar um movimento diferente. Sem ela nunca teríamos criado a possibilidade do Fórum Social Mundial, pois ela já é uma rede internacional. No primeiro fórum não tinha material de divulgação. A convocatória aconteceu via Internet. Talvez não estejamos sendo capazes de usá-la da forma como o fórum exige, mas queremos melhorar a cada dia”.
A Tenda da Conexão Mundial também será o ponto de encontro para a imprensa. Televisões e rádios comunitárias transmitirão ao vivo seus conteúdos pela rede mundial para quem estiver conectado(a).
Publicado em 24/1/2008.
Fonte: Ibase
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário